Compulsão por Comprar "Perfumes"

em 5 de agosto de 2018



Antes de comentarmos sobre a compulsão por compras de perfumes é preciso entender o que vem a ser: Compulsão.

 

Compulsão é um comportamento que está associado a pessoas que estão passando por períodos de: depressão, ansiedade, transtornos de bipolaridade; em todo caso são comportamentos que irão dá a sensação de bem-estar e alegria e que por durarem pouco tempo tendem a ser repetidos...

É interessante mencionar que quando lemos ou ouvimos a palavra: compulsão logo fazemos referência a: drogas, alcoolismo  etc... E isto  é equivocado, pois a compulsão é bem mas ampla; o indivíduo pode ser compulsivo por comida, exercícios físicos, compras...




Entretanto, há pessoas que não estão passando por nenhum destes problemas citados, suas vidas estão equilibradas, no entanto, elas se vêm no impulso por compras e isso acaba gerando conflitos que é interessante compreender. E neste espaço quero debater isso contigo...

Se você parar 1 minuto do seu tempo perceberá que somos bombardeados constantemente por  propagandas que irão te convencer a todo custo que: você precisa ter um novo celular, aquele carro, aquele relógio, aquele sofá... São tantos produtos que tomam o espaço da programação da TV e das mídias digitais



Isso me faz lembra do famoso “canto da sereia”  que de tanto ouvirmos ou lermos somos hipnotizados... rsrs


Bem, mas minha intenção é discutir a compulsão por compras de perfumes, acredite o problema é o mesmo, independente do que você compra, se esta prática está te causando algum problema melhor avaliar.


Ó surgimento de canais de perfumes explodiu no YouTube e eu acho fantástico, até porque antes existiam poucos e hoje você encontra diversos canais interessantes com conteúdos diferenciados. Entretanto, é difícil conter a vontade de adquirir aqueles perfumes resenhados, não é? São fragrâncias tão interessantes, de marcas que amamos... São muitos os motivos que nos impulsionam a entrar numa perfumaria ou mesmo no site e efetuar aquelas compras.




O problema é quando você começa a comprar além da conta, quando isso começa a te incomodar (refiro-me ao fato de que não há problema algum em adquirir: perfumes, roupas, sapatos)...Se isso não está te afetando,não está comprometendo seu salário,  ótimo!!!  Entretanto, a grande maioria acaba entrando num "mar" de dívidas que gera inúmeros conflitos ( emocionais, financeiros...) sabe-se que perfumes são caros,independente de serem nacionais ou importados e ter cautela é importante. 


Eu vou compartilhar contigo a minha experiência: Eu tenho um canal no YouTube e o meu  blog, mas eu não consigo acompanhar todos os lançamentos, ou seja, não consigo comprar todos os perfumes e resenhar no canal e os motivos? Vários: é impossível ter todos e são caros, basicamente estes, mas poderia citar vários outros mas a questão é: ter o bom senso eu procuro comprar apenas aqueles que gosto e que irei usar.




Muitas vezes espero acabar um perfume para comprar outro e assim eu fico em paz com minha consciência e meu bolso... rsrs Quantas vezes resenhei perfumes só com a imagem e deu tudo certo, eu já conhecia a fragrância apenas pesquisei mais e fiz a minha resenha. 

Há canais que possuem parcerias e isso é muito bom, pois possibilita que o Youtuber possa ampliar o leque de opções para você, no entanto, nenhum resenhista estará te incentivando a comprar todos os perfumes, eles te apresentam as fragrâncias para que você as conheça e no momento que for comprar já tenha uma ideia do perfume, aroma, desempenho.

Meu conselho para quem é compulsivo por comprar perfumes é:


  •   Seja consciente, não comprometa seu salário em perfumes
  •   Deixe acabar os que você já possui ou pelo menos alguns
  •   Participe de grupos de trocas (face, Instagram) ou venda aqueles que você não gostou tanto
  •   Quando for a uma perfumaria vá sem o cartão de crédito, analise os perfume e só depois você compra
  • Pense e repense se você realmente precisa daquele perfume
  • Analise seu perfil/personalidade, muitas vezes compramos perfumes que não combinam com nosso estilo
  •  Pesquise : Há sempre diferença de valores nas lojas e sites





São dicas simples, mas acredite faz toda diferença, eu não tenho todos os perfumes que desejo, porém, procuro ser cautelosa e pensar antes de sair comprando, apesar de que o desejo vem..rsrs Contudo é preciso ter calma.

Através do canal eu acabei ganhando alguns perfumes: meu irmão, inscritos, amigos e isso contribui para minha coleção, algumas vezes são brindes de compras aleatórias e isso tudo vem fazer parte do acervo.


Enfim, meu amigo (a) você que ama perfumes, eu entendo o seu amor por estes aromas e sei o quanto é difícil se conter diante de tantos lançamentos e se você é daqueles que recebe as noticias do Fragrantica deve ficar louco com atualizações do mundo perfumístico... Contudo, é preciso bom senso sempre.


Caso, você esteja sentindo que as coisas estão fugindo do controle e deseje ajuda, saiba que há profissionais muito competentes como: psicólogos. A compulsão tem cura independente do que for,saiba que neste mundo "louco" todos nós precisamos nos sentir amparados; ouça também seus amigos e familiares muitas vezes eles são os primeiros a nos alertar quanto a isso.


Hoje foi mais um bate papo e espero que tenhas gostado,

Abraços a ti




6 comentários:

  1. Eu entrei em um monte de grupos de trocas, rifas e afins de perfumes, quando me vi fazendo trocas frustrantes gastando dinheiro desnecessário com postagens caras no correio, detalhe qualquer postagem no correio é cara, gastei dinheiro com rifas de perfumes, quando parei pra pensar!
    Esses grupos de trocas e afins de perfumes do Facebook estavam me fazendo, parei de usar o Facebook e a de mudar os meus pensamentos em buscar novos perfumes e compra dos. Hoje tenho mais de 50 perfumes e tenho até uma certa dificuldade de usá-los, porém tenho tentado usar todos pois custaram dinheiro e não vou me desfazer deles!
    Enfim não aconselho esses grupos do Facebook para quem quer se livrar da vontade de ter sempre mais perfumes sem necessidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava justamente em vender mas não tenho facebook e nos sites de desapego oferecem merreca. Preciso mesmo é parar de comprar isso é difícil....

      Excluir
  2. Tenho compulsão por perfumes, realmente preciso de ajuda, assim que adquiro algum perfume que quero, logo em seguida já quero outro, tenho perfumes nas caixas cheios e quero mais, hoje tenho cerca de 20 perfumes, mais sei que não preciso deles todos, isso se tornou uma compulsão, e é oque disse na postagem fico feliz quando compro um perfume , na verdade é a unica coisa que me deixa feliz, nao ligo pra comprar roupas sapatos ou outras coisas, agora perfume...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sinto que tô começando a ficar assim, sou viciado em comprar perfume comprei um ontem eu já quero outro, mais ainda eu tenho conciencia do meu dinheiro. Mais eu me sefuro muito pra mi não comprar

      Excluir



Topo