Olá, tudo bem?
A Pandemia ocasionou inúmeras perdas, mas hoje quero focar na autoestima, pois neste quase 2 anos de isolamento social, o índice de depressão, ansiedade e etc aumentou consideravelmente, então hoje resolvi abordar esta temático contigo e quem sabe, poder te ajudar ou mesmo, ajudar alguém que esteja precisando de ajuda. .
Lembrando que nenhuma das dicas que irei compartilhar aqui, irá substituir o psicólogo, tá? Este profissional é de suma importância para todas as questões de nossa vida.
1- Eliminação da Culpa
É muito comum, nos depararmos com pessoas que sofrem pela culpa, um sentimento que ela carrega dentro de si durante anos e isso inúmeras vezes, acaba acarretando em depressão, angústia etc etc
É importante refletir que nós somos seres em processo de evolução, aprendizado, erros & acertos, e perceber isso é muito libertador!
Ao longo do tempo, com o amadurecimento , estes erros vão diminuindo, pois a experiência nos proporciona escolhas mais acertadas.
A dica é: Liberte-se do sentimento da culpa
2- Não se compare
A competividade é algo que está presente na sociedade, mas isso vem sendo modificando, principalmente por conta das redes sociais. É muito comum, as pessoas se sentirem diminuídas por acharem que não são capazes de exercer tal profissão, por não ter jeito para falar em público....São inúmeros motivos, porém, é importante frisar que cada pessoa é única, não haverá dois de você, por mais que alguém queira ser você, nunca vai conseguir.
Isso nos faz seres únicos e extraordinários, pois a cada pessoa foi dada um dom, uma personalidade, uma forma de falar, de pensar, de ser, agir...É algo maravilhoso, perceber que somos únicos e pensar desta forma, ajuda a refletir sobre nossos potenciais, nossos pontos fortes...
Não se compare, enalteça seus pontos fortes, qualidades.
3- O erro do passado, ficou no passado
É muito comum as pessoas falarem assim: Ah, só porque eu cometi aquele erro, todos pensam que irei cometer novamente!"
Acredito que você já passou por isso, não é? Pois bem, é muito difícil as pessoas compreenderem que nós enquanto vivermos aqui neste planeta, iremos cometer falhar, iremos cometer equívocos e isso é natural, normal, pois estamos aprendendo. Lógico, que àqueles que erram sempre e nem ligam...rsrs Entretanto, eu quero ressaltar o fato de que, no momento que a gente tem a consciência que o erro foi duro e que tivemos prejuízos, nós começamos a refletir e evitar os mesmos erros.
Os erros do passado, ficam no passado, e precisamos reforçar isso não para dá satisfação para as pessoas que apontam o dedo, mas afirme isso para você mesmo!
4- Confie em você
A confiança em si mesmo, está intimamente ligada a motivação. Não espere que os outros motive você, seja seu próprio motivador. Acredite no seu potencial.
5- Comemore suas Vitórias
Muitas vezes, nós só comemoramos os grandes eventos, as grandes conquistas; mas as pequenas conquistas são importantes e merecem destaque. Perceber que ao longo do dia você concluiu tarefas que merecem todo reconhecimento.
Bem, estes são os pontos que gostaria de abordar contigo, lembrando que , tirar um tempo para descansar é importante, as redes sociais também influenciam na questão de autoestima, porém, quero fazer um post só para isso, mas lembre-se sempre: rede social não reflete muitas vezes a realidade...
E você, como tem se sentido?
Beijos e abraço fraterno
Nenhum comentário:
Postar um comentário